A Informática é um ramo das ciências da informação e da computação. Estuda os processos de recolha, armazenamento, processamento, transferência e difusão de dados digitais.
O termo surgiu da junção das palavras informação e automática e pode ser resumido como o processo de tratamento automático da informação.
A informática, suas inovações e seus dispositivos fazem parte de todas as áreas da nossa vida e servem como ferramentas de trabalho, estudo e de entretenimento.
A informática básica ensina os conceitos fundamentais dos computadores, que facilitam a vida e a organização do trabalho. Seu entendimento é um pré-requisito comum para muitas vagas de emprego. Ter conhecimentos básicos de informática significa saber:
Compreender a diferença entre os conceitos de software e hardware é fundamental. O termo hardware se refere a todos os itens físicos de um dispositivo, ou seja, tudo aquilo que pode ser tocado.
Teclado, mouse, monitor, placa de vídeo, memória e placa-mãe e as demais peças que compõem um computador, tablet ou smartphone são hardware.
Já o software diz respeito a aspectos que não são físicos, como o sistema operacional e os programas instalados na máquina.
Outros conceitos de informática básica são:
A informática coloca a tecnologia a serviço das pessoas ao garantir mais agilidade para lidar com a informação. Graças a ela, é possível criar, acessar, armazenar, processar e distribuir grandes volumes de dados rapidamente.
Para deixar mais claro, basta pensar nas urnas eletrônicas. Antes delas, o processo de contagem de votos no Brasil levava dias (ou até semanas, dependendo do caso). Atualmente, o resultado de uma eleição sai em poucas horas. Além disso, evita fraudes de apuração, erros de votação, entre outros problemas comuns no voto impresso.
Como uma ciência que lida com o processamento automático da informação, a informática abrange muitas áreas de atuação, como:
A história da informática começa antes do surgimento do primeiro protótipo de um computador, na década de 1830. O princípio que levou ao desenvolvimento desse tipo de tecnologia é bem mais antigo. Surgiu com a necessidade de criar um dispositivo que pudesse fazer cálculos rapidamente.
1642: La Pascaline
Primeira calculadora mecânica do mundo, criada pelo matemático francês Blaise Pascal (1623-1662). Também conhecida como máquina aritmética, foi reconhecida como a primeira criação da informática.
Anos 1830: Máquina Analítica
Charles Babbage (1791-1871) projeta a Máquina Analítica, o que seria considerado o primeiro computador digital mecânico do mundo.
O aparelho funcionaria sem nenhuma intervenção humana, comandado apenas por programas. O projeto apresentava quatro características básicas, encontradas nos computadores até hoje.
O moinho era responsável por fazer as quatro operações aritméticas e memória por armazenar até mil números de 50 dígitos. Já os dados eram interpretados por um leitor de cartões perfurado, enquanto a impressora imprimia os resultados das operações executadas.
Conhecido como o pai da informática, Babbage faleceu sem concluir a construção do equipamento.
1936: Máquina Universal de Turing
O matemático inglês Alan Turing (1912-1954) cria o modelo conhecido como Máquina Universal de Turing.
Apesar de hipotética, sua invenção serviu como base para a teoria da computação como é conhecida atualmente. Foram abordados os primeiros conceitos da ciência da computação e do uso de algoritmos.
1946: ENIAC: primeiro computador digital eletrônico do mundo
É concluído o primeiro computador digital eletrônico do mundo, o Electronic Numeral Integrator and Computer (Computador e Integrador Numérico Eletrônico, em português), o ENIAC.
Criado por John Mauchly (1907-1980) e John Eckert (1919-1995), foi encomendado pelo exército americano para processar dados sobre pesquisas táticas, durante a Segunda Guerra Mundial.
Funcionava com um sistema manual de perfuração de cartões e podia fazer até 5 mil adições, 357 multiplicações ou 38 divisões por segundo. Apesar de pesar cerca de 30 toneladas e ocupar um espaço de 167 m2, conseguia guardar apenas 20 palavras na memória.
O ENIAC foi desativado em outubro de 1955.
1950 a 1970: Terceira Revolução Industrial
Representa um momento fundamental na história da informática. Nessa época, surgiram tecnologias avançadas que, mais tarde, originaram e popularizam os computadores pessoais, arquivos digitais, internet e a comunicação virtual que conhecemos hoje.
A história da informática pode ser contada pela evolução dos computadores. É dividida em quatro etapas, chamadas de gerações: